terça-feira, 14 de agosto de 2012

TEMOR E AMOR


“O temor ao Adonai é o princípio da sabedoria ...” 
 (Pv. 09: 01)




Cremos que o escritor inspirado quando nos recomendou temor pensou em obedecer e no cumprimento de todos as Mitsvot (Mandamentos) e assim se pronunciou em seus edificantes provérbios. Pois se meditarmos com calma nos Dez Ditos e considerá-los que os cinco primeiros são referentes à nossa relação e submissão para com o Criador e os outros advém para todo nosso viver e com os que nos rodeiam, veremos que este temor é um amor tão inigualável a ponto do temor fluir de toda essa obediência ao Eterno em teshuvah diária e tudo feito por e com dedicação.

Embora vivamos nós em uma época em que ser verdadeiro é uma afronta e muitos preferem serem hipócritas para serem tido como bonzinhos, persistamos. Pois estes avisos constantes em todas as Escrituras são reais, não são meros truques psicológicos, hoje muito usados visando assustar não apenas aos que se dizem crentes, para que não façam o que não devem, mas também angariar poder e respeito diante daqueles que só buscam mais doutrinas humanas do que as já nos foram santamente dadas desde os primórdios, em todos os aspectos, pelo Todo-Poderoso. Afirmamos que nos tempos idos e agora, são crentes “reais” que são advertidos aqui nas Escrituras, pois são os que reputam serem crentes verdadeiros, cuja experiência é válida e fidelíssima. Portanto reflitamos um pouco porque quem teve inspiração, sabe oque escreveu. Portanto, só isto estabelece claramente a quem são dirigidas essas advertências, ou seja, a nós que professamos ao mundo em Quem cremos e isto precisa ser visto em nossa maneira de viver aonde formos ou estivermos, diariamente especialmente em casa, no trabalho ou na escola.  


Temor:  
Entre outras designações é um sentimento de respeito ou reverência; Ato ou efeito de temer: receio, susto, medo, pavor, terror. Estes são os sinônimos da palavra temor na nossa língua. Mas, na linguagem bíblica se examinarmos a palavra um pouco, ela ganha uma flexibilidade que nos capacitará a ver vários tipos de temor:  

Emocional
É passageiro mais nos afeta profundamente. Ex: o povo no  deserto com medo da forte Presença do Eterno, descrito em Dt. 05.04-05.

Intelectual
Se dá apenas com entendimento, com a mente, a inteligência como fez David, relatado em I Sm. 21:11-12.

Na Adoração Formal
Igual a todo sincretismo religioso que é o que sistema atual tem e que pode também ser filosófico. Este, tende a fundir tudo em uma só coisa, várias doutrinas diferentes e muitas vezes anti-bíblicas e assim, não temem a Adonai nem obedecem a Sua Palavra (II Rs 17:41a)

Reverência
As coisas sagradas, todos os Editos, por exemplo: “Guardareis os meus Shabat e reverenciareis o Meu santuário. Eu Sou Adonai.” (Lv 26:02)  E o salmista nos diz: “…unifica o meu coração para  temer o Teu Nome.” (Sl 86:11)  Ou seja, uni meu desejo, minha vontade e minha intenção, a Tua vontade, para que seja fiel a Ti e glorifique Teu Nome com minha vida.

Na Piedade ou num Comportamento íntegro
Ter uma vida correta estão intimamente ligados e se reflete na vida prática. São quase sinônimos. Aquele que teme ao Eterno com piedade age espontaneamente à mensagem divina, este é o compromisso de quem ama, teme e depende de Elohim. “Feliz é aquele que teme ao Adonai e anda nos seus caminhos.”(Sl.128:01; Sl.01.01-03)

O dever de obedecer não é apenas uma ordem que flutua no ar acima de nós. Antes está bem perto de cada um e acessível a todos. “Pois esta palavra está bem perto de ti, na tua boca, e no teu coração para a cumprires.” (Dt 30:14) Só precisamos cumprir e ajudar a outros à fazerem o mesmo, testemunhando. 

Portanto lembremos, quando cantamos o Shemá, afirmamos que  Eterno é UM não só em nosso coração e mente, que Este UM é tão Absoluto que abrange todos os atributos do UM caráter. Mas, também é Amor e Fogo Consumidor. Como entender isto com a mente tão limitada que temos?  A não ser, buscando em Sua própria Palavra e viver temendo.


Asnat Bat Yochanam









Nenhum comentário:

Postar um comentário