terça-feira, 16 de outubro de 2012

S I N G E L E Z A



“Ouve Israel,   Adonai nosso Elohim,  é  UM.” Dt. 06.04

“Eu Sou o Adonai, que faço todas as coisas, que sozinho estendi os céus e sozinho espraiei a Terra.” Is. 44.34






No inicio deste mês, ofertamos umas Escrituras a uma jovem que já é mãe e como sempre estamos em contato com ela, dissemos: SE tiver dificuldades nos procure, estamos a disposição... Hoje lhe perguntei: “Como vão as leituras para meditações?” Ela respondeu-me: “Tenho feito como você me falou: “Roguei ao Eterno que me ensinasse a entender para viver e passar á outras pessoas, seja falando ou mudando minha forma de ser e viver no que estiver errado.”    Ela se foi e fiquei perguntando ao nosso Pai:“Porque para uma grande parte de humanos é tão complicado ouvir-TE para obedecer-TE, vivendo e porque tanta luta com o que até uma criança compreende, SE explicarmos em sua linguagem?  A resposta foi imediata: "S I N G E L E Z A,  ela é quem conduz a mente e o coração a compreender o que através das letras não se quer enxergar”.  


SE não vejamos, já entramos em um novo círculo, mesmo ainda tendo Festas a celebrar, as grandes já passaram e como foi bom ficar na Sucá para pararmos e analisarmos, como é dever de todos os que tentam  seguir o Eterno, para obedecer,  “voltando para casa”. Foi um presente, algo que só sabe quem o faz!  ISTO falando apenas em uma Festa, que são ordenadas pelo Eterno Criador.



Então, quando examinamos os textos acima citados, é primordial comprovarmos nas Escrituras a grande verdade de que Ele sempre quis Ser o nosso Caminho, Salvação, Verdade e Vida, sem intermediários, inventados e seguidos por tantos cegamente, e até por nós por tanto tempo. 
Por exemplo: no “Shemá” que cantamos, recitamos, proclamamos que Ele diz que É  UM,  isto, apenas para não citar outros textos; ou conversando com Seu profeta Ele afirma que faz as coisas (ao nosso olhos tão difíceis) Sozinho...;  portanto concluir que ELE é o mesmo do “princípio” Bereshit e do profeta, que ELE  É o que ERA. Que É  e  há de VIR, torna-se tão simples, pela Sua maravilhosa singeleza



No entanto perdemos muito tempo sem ter um arrependimento de fato ou nos melhorar numa teshuvah profunda, constante, sendo mais fieis e obedientes. Em vez disso nos dedicamos acirradamente á intermináveis discussões “teológicas/filosóficas”, “cientificas/astronômicas”, “doutrinárias/e particulares”, com “achimos” e “conclusões próprias” além de erradas interpretações, do que já esta mais claro do que a mais límpida água. Mas, em nossa vaidade e egocentrismo que Ele sabe, o ser humano tende a misturar tudo que lhe é conveniente, mais fácil e mesmo assim vivendo, tem a pretensão de exigir dos outros muito mais do que ele nem começou a praticar em sua vida. Geralmente este ser humano, é de um jeito em casa, é uma outra pessoa no trabalho, é outra criatura na rua e com os mais chegados, totalmente diferente do que anteriormente se mostrava, esquecendo que a TUDO o Eterno vê e nossos atos são anotados, dos quais vamos prestar contas. 

Pois voltar para casa fazendo teshuvah, não significa, nos tornarmos super santos imediatamente, que não vamos mais errar nem precisamos pedir perdão e nem perdoar a outros. MAS, lembremos que Ele lança no mais profundo abismos nossos desacertos. 

Estamos beirando mais um ano secular,  em quê nós mudaremos singelamente? É algo a se pensar.

Asnat Bat Yochanam
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário