sábado, 16 de julho de 2011

AVISO




Em Gn.04.01-16, nós observamos que Elohim avisou antecipadamente a Caim,  o pecado está à porta...” (vs. 07). Aliás, Ele sempre nos avisa usando alguém, algo ou falando conosco. Nosso Pai continua o mesmo, ainda fala conosco, é só buscarmos. Ao meditarmos na Palavra precisamos procurar enxergar ao máximo. Pois na oferenda feita pelos irmãos em holocausto a Adonai, é que está toda a diferença de caráter e tipo de temor, reverência e adoração ao Todo-Poderoso.
 
    “... Caim trouxe do fruto da terra...  e ...” Abel  das primícias do rebanho...” (vs. 03-04).  Que mal havia em trazer frutos em vez de animal, já que também os frutos são criados por Ele? No entanto o problema estava na intenção e qualidade da oferta.  Esta sim, agrada ao Criador, é digna de estar em Sua presença. Poderíamos nos deter na oportunidade perdida por Caim... Mas, vamos trazer o erro dele para exemplo em nossas vidas como servos, para tentarmos melhorar.
Podemos até nos estafar em ativismos dentro da comunidade a qual nos unimos, mas, a qualidade do serviço é a melhor?  Cantamos ou louvamos; 
ensinamos inclusive com a nossa vida ou proclamamos as verdades já reveladas, pois são elas que transformam; oramos em secreto para ouvir a voz do Pai ou só pedimos e nem agradecemos; 
falamos de um Criador que salva, cura e liberta, enquanto nós estamos nos arrastando cheios de culpas, conivências com uma vida que não é exemplo ou cheios de perturbações espirituais as quais nós é quem damos lugar, devido a nossa própria convivência;
ou só  as coisas agradáveis é que nos interessam? 
Há uma diferença MUITO grande nestas comparações, é só observar. Como vemos no texto a seguir depois desta oferta errada de Caim, foi ira contra do Criador, desgosto dos pais (provavelmente) homicídio do seu irmão e separação da comunhão com o Eterno.

Mas, quando sábio diz: “O coração alegre serve de bom remédio; mas o espírito abatido  seca os ossos.”  Pv.17.22 

É porque quando estamos errados como Caim estava, não queremos saber de conselhos ou advertências. Nos tornamos donos da verdade.  Nossa vida, relacionamentos ou grupos aos quais integramos, pode está até perecendo. Mais a nossa comodidade nos cega, (porque reconhecer o erro, se arrepender diante do Pai), para não voltar a fazer, dá trabalho, requer renuncia.  
É uma atitude que vai fazer-nos avaliar tudo que somos, estudamos e pensávamos que era correto. Isto é muitas vezes extremamente dolorido, pois vamos andar contra a corrente dos acontecimentos machuca a alma, porque meche com a Fé.  

Afinal, é minha oferta,  SE ela é primícias ou apenas sobras do que tenho, eu  não estou distribuindo?
Pois em nossa avaliação humana pior é quem nada dá. Mas, na avaliação do nosso Eterno Pai, é como nós estamos  ofertando a Ele, se de coração puro ou querendo barganhar. 

Para isto a Palavra nos diz:  “E bem sei, Elohim meu, que tu sondas o coração, e que te agradas da retidão.”  I Cr. 29.17 e Sl. 139 reafirma isto.

Pense:  Como eu estou diante do Pai e do meu próximo? 
O que estou ofertando a Adonai meu Elohim, são primícias do que tenho e sou aqui?      

Ore:  Eterno Pai, ensina-me a Ti ouvir e obedecer sem questionar. Glorificando assim Teu Nome, com minha total dependência  a Tua  vontade.