terça-feira, 25 de dezembro de 2012

E X P E R M E N T E










Thellin  (Salmo)   139 
    

Neste belíssimo salmo vemos toda a Grandeza do Eterno  e nossa pequenez e dependência de Sua Misericórdia, por isto e tudo que Dele provém, seja dada TODA Glória.


Mas, ontem ao rever “o pequeno príncipe” é que notei como nós gostamos e insistimos até em ser a “rosa” com todas as exigências, ter em torno de nós as atenções, nem que seja na base de um “apelo” ingênuo e falho.  Esquecemos que fomos escolhidos como povo do Eterno, à  atuarmos como sacerdotes... Imponente título, o é, e responsabilidade?  A primeira é  SERVIR, a segunda é SEPARA O SANTO DO PROFANO e a terceira ENSINAR.
Seguindo   este   raciocínio   veremos: 


S e r v i r:  Entendimento que a palavra em si já nos coloca, que é SEMPRE estar disposição do “outro” seja este encargo agradável ou não dentro dos “nossos padrões” de vida...  Um dos exemplos, o Meigo e Firme Arão;


S e p a r a r = Santo do Profano: Neste, envolve TODO nosso entendimento possível, das Escrituras, já que atualmente os valores estão tão obsoletos e distorcidos que para a maioria “o amargo é doce e o feio é bonito”  e ainda digo mais, as coisas ruins se tornam “aceitáveis e até ensinadas” fora das Escrituras... Um dos exemplos, o Manso e Humilde  Moisés; 


E n s i n a r: Havemos de dizer “como ensinar (?)”,  meio principal é através das  Escrituras e outra um pouco mais difícil e no entanto é o que fica, é quando conseguimos mostra ISTO através de nossa própria vida, que deve ser pautada  neste Palavra inigualável segundo os Mandamentos, juízos e preceitos... Um dos exemplos, o Intrépido Josué.


Agora, podemos pensar como a “rosa” ou seguir os concelhos sábios de Deuteronômio capítulos: 27 – 30,  depois de meditar calmamente escolher, fácil assim, tudo na realidade é uma questão de escolha. 

Pois está terminando o ano “comum” no qual vivemos o dia-a-dia, somos tão abençoados que não desejo para nós nada além do que  o b e d e c e r  e  tentar praticar  o que neste texto nos recomenda, expermente e juntos vermos que  a felicidade não é um mito nem muitos menos somente momentos...  E sim viver  “a sombra do Altíssimo” rogando a Ele para nos “...vê se há em nós algum caminho mal e nos Guiar pelo Caminho certo.” 


Asnat Bat Yochanam





    

    


Nenhum comentário:

Postar um comentário